Dia Nacional da Caatinga

No dia 28 de abril celebramos o dia nacional da Caatinga e por isso, o Flix resolveu homenagear este bioma repleto de encantos e belezas únicas.

O cenário árido, onde há plantas com poucas folhas, cactos, e arbustos que parecem secos, esconde uma biodiversidade riquíssima. Um local onde a vida encontrou formas de seguir em frente, criando um bioma exclusivamente brasileiro. 

É claro que estamos falando da caatinga!

Dia Nacional da Caatinga
Caatinga no Sertão Nordestino (Foto: Andy Spinelli)

Abrangendo os estados de Alagoas, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, e parte de Minas Gerais, o bioma é uma característica natural marcante do nordeste brasileiro. 

No total, a caatinga ocupa uma área com cerca de 844 mil km2, o equivalente a 11% do território brasileiro. Bastante coisa, não é mesmo?

O nome vem de uma característica marcante da região: a vegetação. Em tupi-guarani, caatinga significa “mata branca”, menção à tonalidade das plantas, que perdem suas folhas durante o período de seca para evitar a transpiração e reduzindo a perda de água acumulada em período de chuvas, nos galhos e raízes.

A caatinga e sua diversidade

Apesar do cenário árido ser a representação mais conhecida deste bioma, a caatinga surpreende pela sua variedade. 

Durante o período das chuvas e em regiões onde a umidade do solo é maior, o verde toma conta. São nestes locais que é possível encontrar o icônico Juazeiro e a surpreendente Carnaúba, também conhecida como árvore da vida. A razão por trás deste nome é que todas as partes da árvore, desde as folhas até as raízes, podem ser aproveitadas para os mais diversos usos.

Dia Nacional da Caatinga: Cânions do Xingó
Caatinga nos Cânions do Xingó (Foto: Andy Spinelli)

A fauna da caatinga também surpreende, afinal ela é o lar de alguns dos principais símbolos brasileiros, como a ararinha-azul, o tamanduá-bandeira, a águia cinzenta e o lobo-guará, por exemplo.

A caatinga na história e cultura do Brasil

É inegável a presença da caatinga na história e cultura brasileira. 

O “sertão nordestino” foi o cenário das histórias de Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros. Além disso, é praticamente um dos personagens principais de Vidas Secas, romance de Graciliano Ramos, além de ser presença constante nas músicas de Luiz Gonzaga.

Dia Nacional da Caatinga
A Rota do Cangaço acontece em meio à caatinga (Foto: Andy Spinelli)

O bioma também ganhou destaque nas telas do cinema, através de filmes como o Auto da Compadecida (2000) e recentemente com Bacurau (2019), obra que foi destaque em inúmeros festivais de cinema.

O Dia Nacional da Caatinga

A data de 28 de abril foi oficializada como Dia Nacional da Caatinga em 2003, através de um decreto federal. Este documento determina que, anualmente, a data seja comemorada em todo o Brasil, conscientizando a população sobre a importância deste bioma.

O dia escolhido também é uma homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no país.

A preservação da caatinga em Alagoas é responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), que cuida da manutenção das unidades de conservação, sendo 9 delas localizadas na caatinga. 

O bioma ocupa cerca de 44% do território alagoano, sendo a Serra da Caiçara o ponto principal para aproveitar todos os encantos e belezas naturais da caatinga, seja através de trilhas ou banho em cachoeiras.

Se você deseja conhecer de pertinho as belezas da caatinga e, de quebra, aproveitar as praias e atrações de Maceió, o Flix é a escolha ideal para a sua hospedagem.

Se você deseja conhecer de pertinho as belezas da caatinga e, de quebra, aproveitar as praias e atrações de Maceió, o Flix é a escolha ideal para a sua hospedagem.

Com uma estrutura completa e perto de tudo, estamos tomando todos os cuidados necessários para que você possa aproveitar a sua viagem ao máximo!

Vale lembrar que o Flix Hotel possui vários parceiros que fazem este passeio pela caatinga do sertão nordestino. Para mais informações como horários, valores e agendamento, consulte nossa recepção.

Aproveite para fazer sua reserva no Flix e se preparar para viver esta experiência única, que só a natureza brasileira é capaz de proporcionar.

Esperamos por você!

Adicionar comentário