Dia Nacional do Guia de Turismo

Dia 10 de maio é celebrado o Dia Nacional do Guia do Turismo e o Flix preparou uma homenagem especial para todos esses profissionais que são capazes de transformar viagens em experiências inesquecíveis.

Viajar é tudo de bom, mas viajar na companhia de alguém que conhece tudo sobre o destino e sabe os melhores lugares para você aproveitar é ainda melhor.

Este é o papel do Guia de Turismo, profissional que é homenageado no dia 10 de maio.

Por causa disso, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre esta profissão e como os guias de turismo podem transformar completamente a sua experiência de viagem. 

O que faz um guia de turismo?

O guia de turismo é aquele profissional capacitado a guiar os viajantes por roteiros turísticos, atrações e atividades especialmente planejadas para cada pessoa ou grupo. Simpatia e carisma são marca registrada deles, além de um extenso conhecimento sobre o destino de atuação.

Dia Nacional do Guia de Turismo: Caatinga

Ao contratar o serviço de um guia de turismo, pode ter a certeza de estar garantindo qualidade e segurança para o seu passeio. Afinal, aqueles que desejam atuar neste ramo precisam ter concluído ao menos um curso profissionalizante na área de turismo e, após isso, fazer o registro no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. 

Atualmente, o Brasil conta com mais de 18 mil profissionais atuando no mercado.

A origem do guia de turismo

Você sabia que o guia de turismo é uma das profissões mais antigas do planeta?

Os primeiros registros dessa função datam de 440 a.C, com o historiador grego Heródoto, considerado o primeiro a exercer o cargo. Entretanto, suas funções eram um pouco diferentes das exercidas pelos guias atualmente.

Viajante, Heródoto registrava tudo que via, sendo assim, seu papel em alguns momentos foi guiar exércitos em territórios desconhecidos, encontrando abrigos e fontes de alimentos para as tropas.

Outros foram assumindo esse papel ao longo dos anos, mas com o passar do tempo, a função foi se pacificando, passando a ser destinada para aqueles em busca de lazer em outros territórios. 

Os tipos de guia

É inegável o impacto que o guia de turismo tem no aproveitamento de sua viagem, porém você sabia que há quatro tipos diferentes de guias de turismo? Confira quais são eles:

  • Guia de turismo regional: responsável pela recepção do viajante no destino, translado, acompanhamento, informações e assistência em itinerários e/ou roteiros locais;
  • Guia de excursão nacional: além das atribuições acima, este guia fica responsável por acompanhar turistas em excursão de âmbito nacional ou em países da América do Sul, em nome da agência responsável pelo roteiro;
  • Guia de excursão internacional: guia autorizado a acompanhar os viajantes em excursões internacionais para países além da América do Sul, ficando responsável por todas atribuições técnicas e administrativas;
  • Guia especializado em atrativo turístico: profissional especializado em informações técnicas referentes a um determinado tipo de atrativo turístico, natural ou cultural, sendo necessário formação profissional específica para exercer o cargo.

Lembrando que você sempre pode obter as informações referentes ao seu guia através do crachá de identificação do mesmo, confirmando que o mesmo está apto para exercer a função e te auxiliar durante a viagem.

Dia Nacional do Guia de Turismo

Os guias de turismo são profissionais que vão muito além de um auxílio na sua viagem, eles são capazes de realizar sonhos, criando momentos inesquecíveis para você durante seu passeio.

Caso esteja pensando em visitar Maceió, além do guia de turismo, temos outra dica que vai deixar a sua viagem perfeita: hospedar-se no Flix Hotel. Perto de tudo, oferecemos a estrutura completa para você aproveitar cada momento com conforto e comodidade.

Garanta sua reserva agora mesmo!

Adicionar comentário