Passeios culturais em Maceió

Com belas praias e cenários tropicais, Maceió atrai milhares de turistas com seus atrativos paradisíacos. Entretanto, em seus mais de 200 anos de vida, a capital alagoana reuniu um acervo histórico surpreendente. 

Muita vez passando despercebido pelo roteiro de muitos viajantes, a nossa cidade esconde programas de arte, história e cultura para os aventureiros mais determinados. De prédios imponentes à obras de arte, são inúmeros atrativos para você mergulhar na cultura regional e nacional. 

Elencamos algumas alternativas de passeios que precisam estar no roteiro de qualquer um que deseja viver Maceió ao máximo.

Museu Théo Brandão

Sendo a maior referência cultural popular alagoana, o Museu Théo Brandão proporciona aos seus visitantes uma verdadeira viagem pelas tradições e costumes da região. 

Museu Théo Brandão (Foto: Divulgação)

Por lá você encontra fotografias, cordel, livros, filmes, gravações históricas de manifestações de cultura popular, discos clássicos e mais!

O espaço também conta com exposição de objetos da cultura brasileira, assim como da cultura do México, Portugal, Espanha e países africanos. O destaque da mostra fica por conta das moringas antropomorfas do artista Júlio Rufino, além da cerâmica figurativa de Vitalino e Nhô Caboclo.

O espaço abre de segunda à sexta, das 08 às 17h.
Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas

Catedral Metropolitana de Maceió

Fundada em 1859, a Catedral Metropolitana de Maceió é uma das maiores provas do multiculturalismo brasileiro. Em outras palavras, a reunião de diversas culturas em um único local, ou neste caso, construção.

Passeios culturais em Maceió
Catedral Metropolitana de Maceió (Foto: Divulgação)

Ao longo dos anos , o local passou por diversas reformas e transformações, fazendo com que hoje a arquitetura do local conte com estilos que vão do neo clássico ao moderno.

Os destaques ficam por conta da réplica do altar original, que era de madeira, refeito em alvenaria, assim como os candelabros de prata e o dossel decorado com filetes de ouro. Atualmente, o local recebe missas e celebrações religiosas quase todas as semanas. 

Praça Dom Pedro II, Centro.

Praça dos Martírios

Você consegue imaginar uma época onde a diversão dos moradores de Maceió não estava no mar, mas sim no coração da cidade? A Praça dos Martírios é a prova histórica deste período.

O local era uma estrada bastante movimentada, que recebia festas comemorativas, como as tradicionais novenas. A popularidade da região foi aumentando até que em 1887 o local passou a ser reconhecido como um espaço de lazer e diversão.

Ao longo dos anos, a Praça dos Martírios recebeu construções de grande importância na cidade, como o Palácio do Governo, cuja construção iniciou em 1893, e o Centro Cívico Floriano Peixoto, em 1905.

Hoje o espaço oferece um ambiente agradável, com fonte de águas e várias atrações ao redor, como é o caso do nosso próximo item da lista…

Igreja Bom Jesus dos Martírios

A história dessa igreja começa, na verdade, com uma capela, construída em 1836, pela Irmandade do Bom Jesus dos Martírios. Em 1880 ela foi demolida para então dar lugar a Igreja Bom Jesus dos Martírios, que seria inaugurada no ano seguinte, junto ao Largo dos Martírios, que viria a se tornar a Praça dos Martírios como conhecemos hoje. 

Unindo os estilos arquitetônicos barroco, neoclássico e neogótico,  o espaço é um atrativo cultural único de Maceió. Na fachada, azulejos portugueses dão um toque especial à imponente construção. Em seu interior, ornamentos do estilo rococó dividem o espaço com rodapés cheios de glamour do período do art-nouveau. 

O local recebe eventos religiosos até os dias de hoje.

Galeria Karandash

Inaugurada em 1985, a Galeria Karandash oferece um passeio pela arte popular e contemporânea do estado de Alagoas. 

Passeios culturais em Maceió
Galeria Karandash (Foto: Divulgação)

O acervo com mais de 2 mil peças é resultado do trabalho do casal de artistas Dalton Costa e Maria Amélia Vieira. Apaixonados pela cultura da região, ao longo dos anos eles foram reunindo obras de artistas de renome da cultura alagoana, como Antônio Poteiro, José do Chalé, Resendio, José Ferreira e outros.

Além da exibição, o local também conta com loja de artesanatos, assim você pode garantir uma pedacinho da arte alagoana para levar para casa.

Avenida Moreira e Silva, N.89

Escadaria Todos pela Cidade

Projeto da artista plástica Marta Arruda, a Escadaria Todos pela Cidade é o resultado do trabalho de dezenas de voluntários, que transformou completamente o espaço público, homenageando os principais pontos turísticos e históricos de Maceió.

Passeios culturais em Maceió
Escadaria Todos Pela Cidade (Foto: Divulgação)

O mosaico foi produzido através de sobras de azulejos de construções. O projeto, feito quase inteiramente a mão, se transformou em uma verdadeira obra de arte a céu aberto, sendo um novo cartão postal do destino e parada obrigatória para atualizar o álbum de fotos durante a visita. 

Ladeira Eustáquio Gomes de Melo – Centro

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita

Resultado do trabalho de uma vida, o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita abriga o acervo resgatado pelo artista Pierre Chalita, com obras que datam dos séculos XVII até o século XX.

Além disso, o espaço ainda conta com peças da pintora Tarsila do Amaral, objetos do período barroco e obras de autoria do próprio Chalita. 

A ideia surgiu quando Pierre decidiu expor seu acervo ao público em 1980, com o intuito de preservar a cultura brasileira. O projeto deu tão certo que, em março de 2000 foi tombado como Patrimônio Estadual de Alagoas.

Praça. Mal. Floriano Peixoto, Centro

Palácio Marechal Floriano Peixoto

O Palácio Marechal Floriano Peixoto é uma daquelas atrações que preserva um pouco do próprio tempo dentro de si.

Antiga sede do governo alagoano, o espaço junto a Praça dos Martírios abriga um amplo acervo de itens históricos e objetos de decoração, como cristais, pratarias e móveis antigos.

Passeios culturais em Maceió
Palácio Marechal Floriano Peixoto (Foto: Shutterstock)

Este é outro atrativo cultural de Maceió que foi tombado como Patrimônio Estadual de Alagoas, devido a sua importância histórica no desenvolvimento da cidade.

Biblioteca Pública Graciliano Ramos

O mundo das palavras também é arte, e isso a Biblioteca Pública Graciliano Ramos entende bem. Com 90 mil obras no acervo, sendo mais de 6 mil escritas por alagoanos, o local é uma referência cultural e digital no país.

Por lá há área de acesso virtual para a comunidade carente, gibiteca e espaço de literatura em braile. Tudo isso distribuído entre os 3 andares, que convidam a embarcar em uma viagem pela literatura nacional.

Com tantos atrativos únicos, Maceió não cansa de surpreender seus visitantes. E para aproveitar ao máximo esses encantos, a dica é contar com uma estadia de qualidade e, para isso, o Flix é a escolha ideal.

Perto de tudo, oferecemos uma infraestrutura completa para você aproveitar cada momento da viagem, respeitando as medidas de segurança que o momento pede. 

Aproveite para começar a planejar sua viagem e garanta sua reserva agora mesmo! 

Lembrando que o horário de funcionamento e acesso às atrações citadas aqui podem ser impactados devido às medidas de prevenção em relação a pandemia da Covid-19, podendo ser alterados sem aviso prévio.

Adicionar comentário