Roteiro com dicas locais de Maceió

Carinhosamente chamada de Caribe Brasileiro, Maceió vem conquistando o coração de todos que visitam o destino. Seu litoral de águas cristalinas, a infinidade de atrativos gastronômicos, roteiros históricos e o agito da noite da capital prometem um cronograma cheio de passeios o tempo todo.

Porém, os viajantes experientes sabem que sempre tem aquela dica especial, que só quem mora no destino conhece, e pode transformar completamente a experiência da viagem. Já que a capital alagoana é a nossa casa, nada mais justo que preparar um roteiro com dicas locais de Maceió para você aproveitar cada momento por aqui.

Essa ideia surgiu após percebemos que muitos que nos procuram buscam por dicas que vão além dos roteiros clássicos. Aqueles detalhes que mudam completamente a experiência da visita. 

Existem vários desses segredos por aqui, os chamados “hacks”, e elencamos alguns deles para garantir que sua visita seja inesquecível. Então pegue papel e caneta e venha com a gente neste roteiro com dicas locais de Maceió!

Ficar de olho na tábua das marés

Misterioso e repleto de nuances, o mar é cheio de peculiaridades e segredos, alguns dos quais não sabemos até hoje. Apesar da magia que há neste fato, este não é o caso das águas na orla de Maceió. 

Tranquilo e quase sem ondas, o mar por aqui é bastante amigável, principalmente para quem viaja em família. Mesmo assim, o movimento das águas pode impactar no roteiro dos passeios.

Por esse motivo, a dica local número um é sempre ficar de olho na tábua das marés. Quando estiver baixa, as belíssimas piscinas naturais ficam a disposição dos visitantes, porém, se a maré subir é hora de voltar para a segurança da orla.

Facilitando a sua vida, aqui no site temos o relatório completo das tábuas para você conferir.

Chapéus e protetores solar

Essa dica é básica, mas essencial! 

Usar chapéus de aba larga e protetor solar é super importante para evitar o desconforto causado pelas queimaduras, assim como por questões de saúde, para proteger a pele, evitando doenças.

A verdade é que, por ser uma cidade litorânea, o vento que vem do mar derruba a sensação térmica dos banhistas e de quem circula pelas ruas próximas à orla. Isso causa uma falsa sensação de que não está tão quente assim, mas não é verdade. 

Assim como uma garrafinha de água, o protetor solar deve estar sempre com você enquanto passeia pelos atrativos de Maceió. Essa é uma das dicas locais mais importantes e que você não pode esquecer!

Praias que merecem a visita

Cobrindo o básico, é hora de partir para as dicas locais mais avançadas.

Ao questionar sobre as praias de Maceió, os viajantes experientes já vão ter a resposta na ponta da língua. Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde são os points mais procurados pelos visitantes e, cada uma à sua maneira, entrega experiências únicas. 

Dicas locais de Maceió
Ponta Verde (Foto: Andy Spinelli)

Porém, há aqueles destinos que só quem vive aqui vai te indicar. Praias espetaculares, com opções para todos os gostos, seja pelo agito ou não. Elencamos algumas delas para você conhecer:

Ao norte da capital, você pode curtir:

  • A Praia Ipioca e seus badalados beach clubs (24 km de distância);
  • A tranquila praia de Paripuera (30 km de distância);
  • São Miguel dos Milagres (95 km distância) uma das mais agradáveis surpresas do turismo nacional nos últimos anos.
Hibiscus Beach Club – Praia de Ipioca

Inclusive, aqui no site você encontra um artigo completo com tudo que precisa para fazer um bate e volta até o destino, confira:

Bate e volta São Miguel dos Milagres

Indo em direção ao sul, o leque de opções também surpreende:

  • Tem a barra de São Miguel (31 km de distância) e sua orla protegida por uma barreira de corais que resulta em uma gigantesca piscina natural;
  • A Praia do Gunga  (43 km de distância) e seu cenário inesquecível;
  • A Praia do Francês (22 km distância), uma das favoritas do pessoal, devido a sua orla belíssima e a simpática vila com lojinhas e restaurantes ao redor.  
Praia do Gunga (Foto: Andy Spinelli)

Com tantas opções vem a próxima das nossas dicas locais do roteiro: 

Como se locomover em Maceió? 

A resposta é: depende.

Calma, vamos explicar….

Para perto: Usar aplicativos de transporte

Os aplicativos de transporte transformaram a mobilidade urbana e, em Maceió, eles funcionam muito bem. 

Por este motivo, recomendamos utilizá-los para curtir atrações próximas do centro, como as praias, shoppings e  as piscinas naturais em Pajuçara. Dessa forma você não gasta tanto, e também não precisa ficar procurando lugar para estacionar.

Porém, vale ficar de olho na dinâmica durante os horários de maior movimento, que pode encarecer um pouco o valor final da corrida.

Entretanto, a demanda de veículos é boa e, estando nos principais bairros e atrativos da cidade, você raramente terá problemas para encontrar um motorista.

Agora, se o intuito é conhecer as atrações mais distantes da capital, a dica é outra…

Para longe: Alugar um carro

Os arredores de Maceió estão repletos de atrativos únicos, como já falamos aqui. E se você deseja conhecer eles, a melhor opção é alugar um carro.

A capital conta, sim, com várias opções de passeios turísticos e eles funcionam muito bem, porém, ter um veículo para explorar os encantos de Alagoas traz como principal benefício a autonomia de poder montar seu próprio roteiro, sem ficar dependendo de horário marcado com a agência. 

Você pode, por exemplo, conhecer a Barra de São Miguel e a Praia do Francês em um dia e, no dia seguinte, ir até os encantos de São Miguel do Milagres.

São Miguel dos Milagres (Foto: Andy Spinelli)

É preciso um pouco mais de pesquisa, isso é certo, mas dessa forma o controle do roteiro fica inteiramente em suas mãos. E isso permite que você aproveite ainda mais os atrativos favoritos.

Melhor lugar para se hospedar

Já deu para entender que Maceió está repleta de atrativos incríveis, mas no meio de tantas opções, qual é o melhor lugar para se hospedar em Maceió?

A sugestão de quem está aqui é procurar um lugar perto da praia, mas que forneça acesso fácil aos demais atrativos do destino e, neste formato, não há lugar melhor que a Jatiúca!

Dicas locais de Maceió
Praia da Jatiúca (Foto: Andy Spinelli)

Dividida por duas grandes avenidas, a Álvaro Otacílio (beira-mar, que conecta as principais praias de Maceió) e a Dr. Antônio Gomes de Barros (que leva até o centro da cidade), aqui você sempre está a poucos minutos de distância de tudo que faz Maceió ser incrível.

Além disso, o lugar tem dezenas de restaurantes incríveis, inclusive o maior food park da América Latina. Variedade gigantesca, que garantiu ao espaço o título de centro gastronômico da capital.

Se quiser saber mais sobre o que faz a Jatiúca ser tão incrível de se hospedar, temos um artigo completo aqui em nosso blog:

Qual o melhor lugar para se hospedar em Maceió?

Sabe que outro grande atrativo há por aqui? 

O Flix!

Perto de tudo, o estabelecimento foi reconhecido como o hotel nº1 de Maceió devido a qualidade da estrutura e, é claro, do nosso atendimento. Aqui você encontra tudo o que precisa para viver férias inesquecíveis.

Dicas locais de Maceió

Piscina ao ar livre, restaurante dedicado, espaço kids e academia são apenas alguns dos benefícios. Além disso, o Flix é pioneiro em sustentabilidade em Maceió, sendo o primeiro hotel da cidade a oferecer estação de abastecimento para carros elétricos

Estamos tomando todos os cuidados que o momento pede para garantir uma experiência de estadia inesquecível para você.

Não existe momento melhor para aproveitar Maceió do que o agora. Faça a sua reserva! Estaremos esperando por você de braços abertos.

Adicionar comentário