Chuva mês a mês em Maceió 

É inegável que as praias são um dos atrativos principais de Maceió. Orla de areias brancas, mar de águas cristalinas e piscinas naturais conquistam cada vez mais visitantes ao longo dos anos.

Porém viajar para um destino tão paradisíaco sempre levanta uma questão: será que a chuva vai estragar meus planos? Por causa disso, hoje vamos te mostrar o quanto chove em Maceió, mês a mês.

Antes de começarmos, vale entender como é o clima na cidade. 

O sol predomina em quase todo o ano, com a temperatura oscilando entre os 25ºC até os 30°C. Mesmo o inverno não chega a ser tão rigoroso, visto que as máximas ficam por volta dos 28°C e as mínimas raramente passam dos 20°C.

Quanto à chuva, esta não costuma ficar muito tempo por aqui. Há sim o período de precipitações, que acontece entre abril e agosto, com o maior volume de chuvas sendo registrado em junho. Mas mesmo nessas datas, é raro os dias cinzas se prolongarem e o sol costuma dar as caras logo depois de uma pancada.

Agora, vamos conferir essas informações mês a mês:

Janeiro

O ano começa com muito sol, calor e pouca chuva em Maceió. São em média 76 mm de precipitação ao longo do mês. Além disso, dos 31 dias do primeiro mês, apenas 14 (em média) registram chuvas.

Fevereiro

Mês de folia e diversão não combina com dias cinzas, não é mesmo? Estatisticamente, o cenário em fevereiro não muda muito. O volume de chuva se mantém 76 mm, com média de 14 dias chuvosos no período.

Março

Já é do conhecimento popular que as águas de março fecham o verão. Em Maceió não é diferente. Aqui o volume das chuvas aumenta para 90 mm, e o número de dias com possibilidade de precipitação sobe para 16. Também fica o alerta de temporais neste período.

Abril

O outono mostra que chegou para ficar em abril. Com 137 mm de volume de chuvas, o mês é considerado o primeiro da época de chuvas que vai se prolongar até agosto. Aqui, são 17 dias nublados durante este período.

Maio

A dica aqui é ter uma capa de chuva sempre à mão. O volume de chuvas sobe para 182 mm (o dobro da quantidade de março), com média de 18 dias molhados.

Junho

Finalmente chegamos nele! Considerado o mês mais chuvoso da capital alagoana, junho registra uma média de 195 mm de chuvas, com 19 dos seus 30 dias com algum volume de precipitação. Uma curiosidade, historicamente, 17 de junho é o dia do ano com mais probabilidade de chuva em Maceió.

Julho

A chuva continua marcando presença em julho. O volume médio aqui fica na casa dos 186 mm, com uma média de 19 dias de aguaceiro espalhados ao longo dos 31 dias do mês.

Agosto

O inverno começa a se despedir, e a chuva também. O volume de precipitação em agosto cai para 119 mm, e são só 18, dos 31 dias, em que há possibilidade de pancadas.

Setembro

A primavera chega trazendo mais dias ensolarados. E quanto à chuva? Aqui são só 80 mm ao longo do mês, com cerca de 15 dias cinzentos.

Outubro

Já dá para sentir o verão chegando! As chuvas, que já tinham diminuído no último mês, são ainda menores aqui. Ao todo, são 68 mm em média, registrando precipitações em cerca de 14 dias no mês.

Novembro

A empolgação das festas de fim de ano começa a tomar conta da capital. Novembro traz o verão com toda a sua força, jogando a chuva para longe. São cerca de 50 mm de precipitação e apenas 11 dias que tem algum tipo de chuva, geralmente de baixa intensidade.

Dezembro

Papai Noel é muito querido com quem está em Maceió no final do ano. Dezembro registra o menor volume de chuvas na capital, com apenas 45 mm de chuvas. Quanto aos dias que você corre o risco de tomar um banho de chuva? Segundo dados, são apenas 12 dos 31 dias deste que é considerado o mês mais quente do ano.

Todos os dados apresentados aqui são uma média, baseados em registros dos últimos anos.

Agora dá para ter uma boa ideia do volume de chuvas em Maceió. Conforme mencionamos lá no início, as chuvas não costumam se prolongar muito por aqui e logo o sol dá as caras novamente.

Entretanto, hospedando-se no Flix, nenhum dia cinzento vai estragar a sua viagem. Perto de tudo, oferecemos uma excelente infraestrutura para você aproveitar ao máximo cada momento da sua viagem. Respeitando todas as medidas de segurança que o momento pede, é claro. 

Flix Hotel
Piscina do Flix Hotel

Aproveite e faça a sua reserva agora mesmo!

Adicionar comentário