Diversos pratos de comida, com receitas diversas em uma mesa posta

Culinária alagoana: descubra os sabores de Maceió

A culinária alagoana é repleta de cores e sabores únicos. O que possibilita uma viagem rica em cores e sabores.

Afinal, você poderá degustar muitos pratos, sejam eles com carne de sol ou frutos do mar, que são os carros chefes da culinária local.

Para te ajudar a descobrir mais sobre a culinária alagoana, nós trouxemos várias dicas e informações úteis sobre onde comer bem na cidade, confira tudo a seguir.

Culinária alagoana: conheça os pratos típicos

A comida típica de Maceió é bastante variada, saborosa e rica em temperos e cores únicas. O que faz com que existam diferentes pratos disponíveis para os mais variados paladares. Confira a seguir as principais comidas típicas da região:

1. Chiclete de camarão

O chiclete de camarão é um prato típico da culinária local, que mistura camarão com vários queijos e faz um puxa puxa extremamente saboroso!

Ideal para quem é apaixonado por frutos do mar, o prato é saboroso e está disponível em diferentes restaurantes da cidade. Vale muito a pena aproveitar os sabores do chiclete de camarão.

prato com arroz, molho e batatas
Prato Chiclete de Camarão do Flix Hotel. Foto: Andy Spinelli.

2. Sururu ao coco

O sururu é um alimento típico no Nordeste, sendo comum encontrar diferentes estabelecimentos que oferecem caldos de sururu.

Todavia, em Alagoas o viajante experimentará uma versão mais densa do prato, que parece mais um creme que um caldo.

Repleto de sabor e texturas, o alimento é servido como prato principal ou entradinha e vale muito a pena experimentar.

3. Peixada

As peixadas são muito tradicionais na culinária alagoana. Geralmente o alimento é acompanhado de pirão ao leite de coco, legumes cozidos e arroz.

Diferente da moqueca, a peixada é um prato feito sem o dendê, no entanto, continua sendo uma opção saborosa e rica em texturas.

Diversos pratos de comida, com receitas diversas em uma mesa posta
Peixada do Flix Hotel. Foto: Andy Spinelli.

4. Pirão

O pirão é um prato que é servido como acompanhamento em praticamente todos os pratos da culinária alagoana.

Pode ser pirão de carne, de peixe, de carneiro ou até o pirão de chambaril que é muito famoso no interior de Alagoas.

Portanto, se você gosta de alimentos com textura cremosa, vale a pena experimentar o pirão quando estiver em Maceió.

5. Bolinhos de goma de Maragogi

Muito embora sejam de uma região específica do Estado, o alimento se tornou popular em Alagoas de um modo geral. Trata-se de um bolinho feito de amido, leite de coco, açúcar, gema de ovo e margarina. O sabor é delicioso e desmancha na boca.

6. Carne de sol

A carne de sol também é uma comida típica da culinária alagoana, que está presente em diferentes pratos que são oferecidos pelos restaurantes locais.

É possível aproveitar a iguaria em pratos como a carne de sol com queijo coalho, bem como, degustar a paçoca que é uma delícia bem temperadinha.

Dessa forma, quem gosta de frutos do mar e quem gosta de pratos com carne encontra delícias típicas da região e se apaixona pela culinária diversificada da cidade.

Encontrar bons lugares para almoçar ou jantar em Maceió não é nada difícil! Afinal, a culinária local é repleta de sabores, temperos e toques especiais. O que faz com que seja possível aproveitar bastante os bons momentos que a região oferece.

prato com carne, arroz e legumes salteados
Prato com Carne de Sol do Flix Hotel. Foto: Andy Spinelli.

7. Cuscuz

O cuscuz é um alimento que é uma verdadeira paixão da culinária alagoana, servido em praticamente todas as refeições.

É possível comer cuscuz no café da manhã do hotel, no almoço misturado com a comida ou servido como prato principal no jantar.

Repleto de acompanhamentos como ovo, salsicha, carne e temperos, o cuscuz é um prato que dificilmente o viajante sai de Alagoas sem experimentar. Feito de milho, o alimento não é parecido com o cuscuz paulista.

8. Umbuzada

A umbuzada é uma bebida preparada com uma fruta típica da região. O umbu é fruto de uma árvore que é considerada sagrada na região do sertão alagoano.

O sabor da umbuzada é levemente ácido, por isso, a bebida é feita com leite e açúcar para alcançar um paladar mais saboroso.

Além disso, o consumo costuma ser feito pela manhã para que se possa ter energia ao longo do dia todo. Afinal, é uma bebida forte e repleta de nutrientes.

9. Pudim de tapioca

O pudim de tapioca é uma sobremesa tradicional da culinária alagoana e que tem muito sabor! Servido bem gelado, o pudim é saboroso e servido caramelizado. A aparência aguça o interesse de experimentar e vale muito a pena encerrar a refeição típica em grande estilo.

Bairro de Jatiúca: um ótimo lugar para comer bem

coqueiros com orla da praia de maceio
Praia da Jatiúca em Maceió. Foto: Andy Spinelli

Além de saber quais são as comidas típicas da culinária alagoana, é importante e útil saber que o bairro de Jatiúca concentra excelentes restaurantes.

Por isso, durante a sua caminhada pelo bairro é comum ver vários estabelecimentos cheios, sentir o aroma de comida boa e aproveitar a possibilidade para conhecer diferentes estabelecimentos.

É possível se divertir e aproveitar os sabores durante o dia e durante a noite, aproveitando que o bairro está sempre movimentado para comer bem e fazer passeios a pé.

Descobrir o bairro de Jatiúca caminhando por ele é uma delícia. Afinal, é uma região segura e encantadora, ótima para desfrutar durante suas férias em Maceió.

Portanto, aproveite tudo que a culinária alagoana tem para oferecer e divirta-se experimentando diferentes pratos durante suas férias na região.

Aproveite o Flix Hotel em Jatiúca

mesas e cadeiras de um restaurante
Estrutura do restaurante do Flix Hotel. Foto: Andy Spinelli.

Nossa última dica é se hospedar no Flix Hotel para aproveitar a culinária alagoana ao máximo! Com estrutura completa o hotel oferece bar, piscina, restaurante, copa kids e quartos confortáveis para sua hospedagem ser confortável e acolhedora.

Além disso, está situado a poucos passos da maravilhosa praia de Jatiúca, onde poderá viver momentos relaxantes com sua família. E vários dos melhores restaurantes da cidade estão no bairro, poucos metros distantes do hotel.

O Flix Hotel acumula dois prêmios Travellers’ Choice e o prêmio em primeiro lugar como hotel em Maceió no Trip Advisor. Além disso, o Flix é um hotel comprometido com a experiência de cada hóspede. Faça sua reserva hoje mesmo e garanta boas memórias para seu feriado prolongado.

Redação

Adicionar comentário